Outras estratégias para superar a glossofobia

Existem algumas estratégias que você pode usar em combinação com o tratamento tradicional ou por conta própria.

Por exemplo, você pode achar útil assistir a uma aula ou workshop de oratória. Muitos são desenvolvidos para pessoas com glossofobia. 

Aqui estão algumas outras dicas para ajudá-lo a navegar em situações de falar em público:

Dicas para ajudá-lo ao falar em público, como preparar a sua palestra!

Dicas para ajudá-lo ao falar em público, como preparar a sua palestra!

  • Conheça o seu material. Isso não significa que você deva memorizar sua apresentação, mas deve saber o que quer dizer e ter um esboço dos pontos-chave. Dê atenção especial à introdução, porque é nesse momento que você provavelmente ficará mais nervoso.
  • Faça o roteiro de sua apresentação. E ensaiá-lo até esfriar. Em seguida, jogue fora o script.
  • Pratique frequentemente. Você deve continuar praticando até se sentir confortável com o que vai dizer. Então pratique mais. Sua confiança aumentará à medida que você perceber que sabe o que vai dizer.
  • Grave sua apresentação. Você pode observar se mudanças são necessárias. E você pode ficar agradavelmente surpreso com o quão autoritário você parece e soa.
  • Inclua as perguntas do público em sua rotina. Anote uma lista de perguntas que podem ser feitas e esteja preparado para respondê-las. Quando apropriado, planeje envolver o público em sua apresentação fazendo perguntas.

Pouco antes de sua apresentação

Se possível, pratique seu material uma última vez antes de sair para fazer sua apresentação. Você também deve evitar alimentos ou cafeína antes de falar.

Assim que chegar ao local de sua palestra, familiarize-se com o espaço. Se você estiver usando qualquer equipamento, como um laptop ou projetor, verifique se tudo está funcionando.

Durante sua apresentação

Tenha em mente de que 40% do público também tem medo de falar em público. Não há necessidade de se desculpar por estar nervoso. Em vez disso, faça o possível para aceitar que o estresse é normal e use-o para ficar mais alerta e enérgico.

Sorria e faça contato visual com os membros da audiência que encontrar. Aproveite qualquer oportunidade para passar alguns momentos conversando com eles. Certifique-se de respirar lenta e profundamente várias vezes para ajudar a acalmá-lo, se necessário.

Mark Twain disse: “Existem dois tipos de alto-falantes. Aqueles que ficam nervosos e aqueles que são mentirosos. ” Ficar um pouco nervoso é normal. E você pode superar a glossofobia. Na verdade, com um pouco de prática, você aprenderá a gostar de falar em público com energia e assertividade, sempre falando a verdade de seu coração.

Agradecemos a tua visita, compartilhe !!

Recomendamos

*Acesse Curso de Oratória – Falar bem em público é fácil!*

Neste curso, os participantes aprenderão a controlar o medo, a timidez e a ansiedade para falar em público e diante da câmera, além de diversos roteiros de vídeos alinhados com a divulgação de seu produto ou serviço nas redes sociais.

Clica em: https://hotm.art/CursodeOratoriaComoFalarBem

 

Texto original de healthline, tradução e adaptação livre por Marco Silva