Falar em público sem medo, tem a ver com alcançar as pessoas, o treinador Gary Genard relata que:
Recentemente, em um trabalho um cliente ilustrou esse fenômeno perfeitamente. Este senhor, o diretor de comunicações de uma empresa de serviços de tecnologia, fez um discurso virtual com sua equipe.
A reunião iria discutir o plano de negócios para 2021, então ele sabia que precisava ser conciso e direto. Mas ele estava tendo problemas para reunir seus comentários.
“Eu simplesmente não sou um bom redator de ensaios”, anunciou ele. E essa observação, pensei, cristalizou o problema. Sua tarefa, é clara, não era escrever um ensaio , mas fazer uma apresentação e conduzir uma discussão.
Mas sua resposta também não foi uma surpresa. As escolas nos treinam incansavelmente em leitura e escrita, e depois no ensino superior, conduzindo pesquisas antes de chegarmos a essa mesma escrita. Fomos transformados em mini-ensaístas. Isso nos deixa expostos e sem noção quando se trata da tarefa muito diferente de fazer uma apresentação oral .
Para fazer isso bem, precisamos começar em um bom lugar e, em seguida, prosseguir na direção certa.
“Quando fazemos um discurso, entramos na arena oral, não um documento literário – mais relaxados e confiantes estaremos. E, claro, mais ele terá a aparência e o som que queremos. Trabalhei com meu cliente para fazê-lo compreender essa diferença fundamental de “literário versus oral”. Então começamos a trabalhar seus comentários como uma palestra . Até o melhor ensaísta aborrecerá os ouvintes se não souber os movimentos certos na arena.”
A eloqüência é legal, mas a honestidade vence com facilidade
Aprender a falar direta e simplesmente no modo oral, então, é uma habilidade de comunicação chave. Falamos muito mais com as pessoas do que escrevemos para elas. Na verdade, o tecido de nossos dias é tecido por meio de conversas que nos permitem influenciar e ser influenciados.
E aqui está o outro aspecto dessa habilidade: seu imediatismo. É por isso que falar em público é o primo próximo da atuação: é uma arte performática . Nada é tão imediato e visceral quanto uma performance que se passa diante de seus olhos, em um espaço compartilhado, em tempo real. É por isso que dança, concertos, peças de teatro e atos agudos podem tirar o fôlego de uma maneira particular que outras formas de arte não igualam, por mais maravilhosas que sejam.
Esse fato é o complemento perfeito para pensar na sua fala como um encontro simples e direto com os ouvintes. Você nunca está lá para deslumbrar as pessoas com seu intelecto. Deixe os brilhantes ensaístas fazerem isso. Você está lá para alcançá-los e se conectar com eles. Quanto mais simples e honestamente você fizer isso, mais poderosos e até transformadores serão seus discursos.
É tudo uma questão de emoção sincera e atender às necessidades das pessoas por meio do que você diz.
Claro, oradores eloqüentes são bons. Mas prefiro ouvir uma pessoa que me faz rir, chorar ou me convida a pensar de forma diferente. Talvez todos os três de uma vez! Mas você não deve tentar fazer isso como orador. Faça o possível para se conectar por meio do que você tem a dizer. Essa é uma habilidade que pode treinar.
Falar em público sem medo, persuadir e influenciar os outros, você pratica essa habilidade?
Alguns profissionais que procuram treinadores da fala/voz, o fazem porque estão insatisfeitos com suas habilidades de fala, ou simplesmente falar em público é um terror, medo. Eles sentem que não estão alcançando as pessoas – não estão conseguindo. Eles têm uma imagem mental de como seria expressar exatamente o que estão pensando e sentindo. Mas, na execução, eles sentem, isso simplesmente não está acontecendo.
A lacuna entre o discurso ideal que eles gostariam de fazer e aquele que eles realmente proferem é muito grande. E, na verdade, não é uma surpresa, já que muitas vezes eles começam incorretamente e depois seguem na direção errada.
O que quero dizer com isso? Um conceito simples, na verdade (embora eu acredite que também seja profundo). Eles pensam em sua fala como algo diferente do que realmente é. Eles concebem, escrevem, polem e aperfeiçoam sua fala como um belo (ou pelo menos extenuante) ensaio. Mas eles realmente deveriam estar procurando por algo muito mais básico. . . mesmo fundamental.
É apenas falar sem medo com as pessoas.
Pratique a execução de técnicas que o levem a “representar o papel” e “enfrentar o desafio” de falar em público sem medo, isto tem a ver com alcançar as pessoas para que possa obter os resultados que deseja …. seja para impressionar seu chefe, facilitar o melhor workshop de sua vida ou certificar-se de que você e seus produtos são IRRESISTÍVEIS!
Texto publicado na pagina do Mestre Gary Genard
Agradecemos a tua visita, compartilhe com seus amigos !!
Recomendamos
*Acesse Curso de Oratória – Falar bem em público é fácil!*
Neste curso, os participantes aprenderão a controlar o medo, a timidez e a ansiedade para falar em público e diante da câmera, além de diversos roteiros de vídeos alinhados com a divulgação de seu produto ou serviço nas redes sociais.
Clica em: https://hotm.art/CursodeOratoriaComoFalarBem
Recomendamos a leitura dos Artigos abaixo:
COMENTÁRIOS