O Dia Mundial da Voz foi criado para conscientizar a população sobre a importância da voz para a promoção da saúde. O destaque mundial chegou em 2003, quando passou a ser comemorada nos Estados Unidos, Europa e Ásia. A data tem como principal objetivo chamar a atenção da população em geral para os cuidados de preservação da voz.
É importante sempre estar em alerta para às alterações da voz, que podem ser um sinal de doenças. O câncer de laringe é um exemplo preocupante de como a falta de importância com a voz pode se manifestar.
Até onde vai a força da sua voz? Todos podemos ter, mas poucos entendem a potência da sua fala. Em uma de suas muitas aparições, a ativista Malala Yousafzai afirma que: “Levanto a minha voz, não para que eu possa gritar, mas para que aqueles sem voz possam ser ouvidos. Não é possível prosperar quando metade das pessoas ficam para trás”.
Durante muitos anos, a nossa voz era tida como um meio de comunicação ou apenas instrumento de trabalho. No cenário atual, ter uma voz ativa vai muito além da simples fala; representa uma infinidade de possibilidades para aqueles que têm consciência do seu conteúdo e papel social.
Quem assume seu lugar de fala no mundo conquista representatividade. Entender que além de um direito, esse lugar exige uma responsabilidade e luta por reconhecimento diante de reparações históricas. Falar Bem pode ser sinônimo de inclusão, afetividade e emoção.
Para quem trabalha com a voz é importante ter cuidado com a alimentação. Não é recomendado ingerir alimentos gordurosos, derivados do leite e da cafeína, antes de fazer qualquer exposição vocal. Esses alimentos causam um aumento da grossura da saliva, o que dificulta na deglutição da saliva e na fala. A hidratação é fundamental.
Durante a fala é importante beber pequenos goles de água sem gás. A temperatura da água pode ser de acordo com o gosto pessoal da pessoa.
Citamos o caso do cantor sertanejo Zezé Di Camargo, que tem uma voz marcante, que teve problemas com a voz, quase perdendo a mesma. Em 2007, o cantor passou por uma cirurgia delicada nas cordas vocais. Cuidados básicos e acompanhamento com um profissional fonoaudiólogo são fundamentais para evitar problemas como o de Zezé Di Camargo.
No Dia Mundial da Voz, reafirmamos a indicação dos especialistas da Clínica Imong para o profissionais que utilizam sua voz é o monitoramento regular das funções vocais, por meio de consultas e exames com o otorrinolaringologista. Além disso, o profissional responsável que sabe valorizar o seu instrumento de trabalho procura se prevenir fazendo Terapia Vocal, que funciona como uma academia para as funções vocais.
Recomendamos
*Acesse Curso de Oratória – Falar bem em público é fácil!*
Neste curso, os participantes aprenderão a controlar o medo, a timidez e a ansiedade para falar em público e diante da câmera, além de diversos roteiros de vídeos alinhados com a divulgação de seu produto ou serviço nas redes sociais.
Clica em: https://hotm.art/CursodeOratoriaComoFalarBem
Recomendamos a leitura dos Artigos abaixo:
-Quer criar apresentações com impacto ? Clica Aqui !!
-Vamos causar uma impressão duradoura como palestrante.? Clica aqui !!